Orientação Vocacional/Profissional

Várias pesquisas apontam para a quantidade de jovens que, por não se identificarem com a faculdade, abandonam o curso nos seus semestres iniciais, a desistência chega aos 40%. Bem como, sabemos que muitos dos alunos que estão para concluir o Ensino Médio não estão decididos sobre qual rumo profissional tomarão com o término do terceiro ano. Neste sentido, a orientação vocacional/profissional (OVP) é um processo que auxilia o orientando chegar à escolha de uma profissão a seguir.

 

A OVP é um caminho de autoconhecimento, no qual levamos em conta a hereditariedade e o ambiente como fatores fundamentais aos aspectos psicológicos que influenciam a escolha da profissão a se dedicar no futuro. A decisão final está vinculada a fases específicas de desenvolvimento e cristalização de interesses sobre os quais o indivíduo selecionará o que lhe for mais viável, levando em conta sua identidade e a realidade externa.

 

A escolha profissional deve ser consciente, baseada no conhecimento de si próprio e nas possibilidades objetivas.

 

A OVP ocorre em dez encontros estruturados – em alguns casos pode se estender um pouco mais. Nestes encontros são trabalhadas questões como: história de vida, identidade vocacional, autoconceito, interesses, aptidões, sensibilização da escolha, vínculo com trabalho e seu significado.

Entre em contato

Consultório:

 Rua Irmã Efigênia, 57 - Vila Mariana - São Paulo / SP

 

Telefone:

11 974 642 128

 

E-mail

gustavo@gustavoaurelio.com