Obstáculos no caminho do objetivo

 

“Se você não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento é favorável”. (Sêneca)

 

Essa frase ilustra o fato de que se não temos objetivos claros, corremos o risco de ficarmos desprevenidos, confusos, sem ação. O que pode ocorrer com pequenas ações rotineiras, ou até, se estender para uma vida que flutua à mercê das inconstâncias da do dia-a-dia, em função do acaso, sem grandes progressos, com um vazio no peito porque nos sentimos perdidos. Não ter um foco definido se torna, ao longo do tempo, muito estressante, é algo que abala fortemente a autoestima.

 

Algumas pessoas também podem ter metas e objetivos bem definidos, mas no fim, não dedicam muito esforço para realizá-los. Quando percebem, o tempo se foi e o que era um objetivo no passado, hoje é apenas uma lembrança. É necessário desenvolver um sentimento de urgência e não permanecer no hábito de adiar os planos. A vida já apresenta suas dificuldades naturais, não devemos, portanto, criar mais.

 

Todos nós temos ou queremos desenvolver objetivos, mas uma coisa é tê-los e buscar realizá-los efetivamente, outra é ficar apenas sonhando, ou com ideias muito vagas e sem estabelecer planos para alcançá-los.

 

Definir metas e objetivos nos ajuda de agir, ao invés de reagir. Concentram nossos esforços, reduzem as possibilidades de fracassos e nos possibilitam antever eventuais insucessos para reorganizamos adequadamente nosso planejamento.

 

Vale lembrar, que por melhor que sejam estruturados nossos objetivos, eventualmente nossos planos podem fracassar, claro que nem tudo irá acontecer como gostaríamos. Porém, o fato de não ter dado certo não é motivo de desistência, ele pode apenas ser indicativo de que o caminho que tomamos não foi o ideal. Então, cabe a nós repensar e reavaliar o que fizemos na trajetória deste objetivo que resultou num resultado diferente daquele que queríamos. Devemos identificar o que foi inadequado, aprender com a falha e tentar outra vez. 

 

 

Gustavo Aurélio

Consultório:

 Rua Irmã Efigênia, 57 - Vila Mariana - São Paulo / SP

 

Telefone:

11 974 642 128

 

E-mail

gustavo@gustavoaurelio.com